Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

10 passos para não errar na escolha do fotógrafo




Esta semana fiz um post sobre como escolher as fotos do casamento (clique aqui).
Descrevi os quatro tipos de fotografias. 
Agora que você já sabe que estilo de foto combina com você, 
agora é a vez das dicas para escolher bem o profissional.
ao final, é claro, algumas poses "must to have" no seu álbum!
(from: wedding.theknot & wikihow)


Passo 1: Faça sua lição de casa
Inicie sua pesquisa lendo opiniões recentes de noivas em blogs e fóruns. Analise cuidadosamente, nos sites dos potenciais fotógrafos, as fotos de outros casamentos, o que lhe dará uma idéia de seu estilo. O design do site também pode lhe dar pistas sobre a personalidade do fotógrafo e sensibilidade. Confira o Facebook e Twitter também, se possível - é o feedback dos clientes. É bom? Atualizado? Como é que o fotógrafo responde às indagações? Há reclamações?

Passo 2: Marque Entrevistas
Esta não é uma decisão que pode ser feita no escuro. Você deve conhecer seus potenciais fotógrafos pessoalmente. Se você gosta do que vê em seus sites - e suas taxas estão em sua faixa de estimativa, entre em contato para ver se eles estão disponíveis para a data do casamento. Se o fotógrafo já está reservado em sua data, você pode perguntar se ele têm um associado ou pode recomendar outro profissional com um estilo similar. 
No encontro, esteja preparado para falar sobre o local da festa, seu estilo de casamento e o que você imagina para suas fotos. Não esqueça de perguntar se ele tem uma câmera de reserva.

Passo 3: Veja alguns álbuns de casamento completos
Não baseie sua decisão apenas no que você vê na galeria do fotógrafo. Por uma boa razão, os fotógrafos mostram aos potenciais clientes um portfólio de suas melhores fotos. Assim você não vai ter uma idéia geral e ampla de seu trabalho. Peça para ver dois ou três álbuns completos de casamentos reais. E peça para ver pelo menos um de casamento semelhante ao seu. Por exemplo, se você está planejando um caso com iluminação interior escura, não basta olhar para casamentos ao ar livre, utilizando-se luz solar natural. 
Não apenas folheie os álbuns, analise-os. Observe a nitidez de imagens, o enquadramento, a iluminação. É também muito importante observar a sensibilidade do fotógrafo em captar as emoções das pessoas.



Passo 4: Certifique-se de suas personalidades combinam

Não subestime a importância de gostar e de ter uma boa ligação com o seu fotógrafo. Na entrevista, está o fotógrafo animado enquanto você descreve como será sua festa? Quando ele faz sugestões, ele as apresenta de uma forma clara e respeitosa, ou são tímidas? A fim de obter as melhores fotos, escolha um profissional que tem um bom traquejo social, que seja ousado o suficiente para ir caçar as imagens excelentes. Lembre-se: o fotógrafo vai ser uma "sombra" sobre você, o noivo, seus familiares e convidados e você não quer que ele ofenda ou irrite ninguém.
Para obter as melhores fotos, o fotógrafo precisa ser assertivo o suficiente para procurar grandes momentos, bajulador o suficiente para ganhar sorrisos relaxados e poses naturais de convidados e calmo o suficiente para se ter sempre uma postura positiva. 


Passo 5: Confirme seu profissional
Muitos estúdios maiores tem mais de um fotógrafo na equipe, e, se você não especificá-lo em seu contrato, o fotógrafo principal, ou aquele que você entrevistou e por quem teve maior sintonia, pode não ser o designado para o seu dia. Uma vez que cada profissional tem um diferente estilo, técnica e personalidade, você precisa ter certeza de que o "seu" fotógrafo estará no seu casamento. Além disso, inclua cláusulas específicas no contrato sobre quem vai cobrir "seu" fotógrafo, se algo acontecer no dia da festa. Verifique, ainda, se o fotógrafo trará quaisquer assistentes para o seu casamento, e se sim, quantos? Se você tiver espaço em seu orçamento, considere a contratação de um segundo profissional. A principal vantagem de ter dois fotógrafos é que você, naturalmente, obterá cobertura dobro. Por exemplo, durante a sua sessão de fotos formal, um fotógrafo pode capturar as fotos formais, enquanto o segundo pode ficar por trás dos bastidores, fazendo as fotos fotojornalista, misturando-se com seus convidados. 

Passo 6: Compare Preços
Você não será capaz de saber um valor exato até ter certeza do que você realmente quer. Ao entrevistar os "candidatos", pergunte pelo padrão, mas é importante descobrir o que está incluído neste pacote padrão. Não esqueça de indagar sobre outros extras que você queira, como fotos da festa de noivado, fotos para o "save the date", o making of do dia da noiva, efeitos especiais etc. Liste tudo para facilitar na hora de comparar as taxas. Descubra também exatamente quantas horas de cobertura estão incluídos. 



Passo 7: Determine o seu orçamento. 

Decida como você irá usar as suas imagens. Você pretende comprar apenas um álbum para si mesmo, ou também imagens grandes para pendurar nas suas paredes? Deseja imprimir algumas para dar aos amigos e familiares? As fotos serão usadas em convites, calendários, canecas, t-shirts, e ímãs?  

Taxas de fotógrafo, gravuras, álbuns, etc., geralmente, custam aproximadamente 12% do orçamento do casamento inteiro. Isto irá permitir que você rapidamente descartar candidatos que você não pode pagar.

Passo 8: Pergunte sobre os seus direitos
A maioria dos contratos estipulam que o fotógrafo detém os direitos de todas as fotos tiradas no casamento, mesmo as de você. Em outras palavras, o fotógrafo pode usá-los promocionalmente (em seu site ou blog, submetê-los para publicação e até mesmo usá-los em anúncios). Isso também significa que você não pode simplesmente postar as provas digitais.
Também questione quantas imagens você vai receber para escolher suas preferidas. Será que vão ser de alta resolução ou baixa resolução? Será que vou ser capaz de obter cópias feitas a mim mesmo, ou será que só o fotógrafo mantém os direitos sobre as imagens? As fotos poderão ser retocadas ou isso terá um custo adicional?


Passo 9: Informe-se sobre dados técnicos.

Configurações da câmera e tipo de arquivo são muito importantes para a qualidade das imagens que você terá. Evite fotógrafos que usam jpg. Apenas nas câmeras doméstica que este formato representa, de verdade, "alta resolução". Qualquer fotógrafo que se preocupa com a qualidade de seu trabalho fotografa em modo RAW. Modo RAW é o modo de resolução mais alto possível em qualquer câmera profissional. É, todavia, evitado por muitos profissionais pois  requer uma grande quantidade de trabalho adicional, após o casamento, para converter os arquivos e melhorar as imagens selecionadas manualmente. O tempo, em média, para apurar 50 imagens em RAW é de 6 horas. 



Passo 10: Confirme, confirme, confirme! 

Esta é a regra de ouro do planejamento do casamento. Lembre-se: o seu casamento é mais importante para você e seu noivo do que para qualquer outra pessoa. Como tal, você deve confirmar os compromissos, planos, reservas, etc, várias vezes, uma vez no momento da assinatura do contrato, uma segunda vez, 3 a 6 meses antes do evento, e novamente 1 a 2 meses antes, para que eventuais mudanças de última hora possam ser trabalhadas.


Agora que já sabe como escolher o melhor fotografo, 
escolha as melhores fotos.
Inspire-se!!







 



 






Algumas imagens foram transferidas da internet, cujas autorias não estavam reveladas.
Caso o autor aqui as reconheça, favor contatarmos, via e-mail, que o Blog creditará a autoria. Obrigada.
Some images were downloaded from the internet, whose authorship was not revealed.
If the author recognizes them here, please contact us, by email, that the blog will credit the authorship . Thank you


Nenhum comentário:

Postar um comentário