Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Casar em casa vale a pena???






    Muitas pessoas me pedem dicas para festas e cerimônias pequenas, menos glamourosas e por consequência, mais baratas que as que estamos habituados a ver por aí, porque a indústria dos casamentos está tão ostensiva que os preços sobem só de ouvir essa palavra. Fiz um teste outro dia com um orçamento de bolo, o mesmo modelo e tamanho, disse que seria para um batizado e me passaram um orçamento "x", depois liguei e pedi o orçamento para um casamento, o valor foi quase o dobro! 
     
     Por estes e outros motivos as pequenas recepções, em casa, estão ganhando cada vez mais espaço.

   Se você está pensando em realizar a cerimônia do seu casamento em casa, veja as vantagens e desvantagens e o que você deve atentar-se para não deixar passar nenhum detalhe.

  Vantagens:
 
  • Festa mais informal;
     A vantagem de receber em casa é que torna-se uma festa mais leve, sem muita frescura. Você pode deixar os convidados mais a vontade com os trajes, pedindo apenas o traje passeio ou esporte fino, (afinal é um casamento né? Não fica legal a pessoa aparecer nas fotos de blusa regata ou shortinho).  
  • Mais íntima;
     Você convida apenas as pessoas mais importantes para vocês e suas famílias.
   
  • Utilizar o próprio espaço e economizar no aluguel;
    Se você mora em uma casa com área de lazer do tipo piscina e churrasqueira ou em um prédio com salão de festas, aproveite esse espaço. E com a economia que você vai fazer, invista um pouquinho na decoração. É impressionante a transformação que um decorador pode fazer na sua festa.

  •   Utilizar artigos que você já possui;
     Vai fazer a festa na sua casa? Então faça uma visita no seu depósito e resgate peças antigas que possam ser usadas na decoração: castiçais de velas, porta-retratos, louças de porcelana, etc. Se puder, peça para sua família fazer o mesmo. Um aparador na entrada da festa com porcelanas antigas e um porta-retrato com uma mensagem de boas vindas aos convidados, ficará um charme.




  • Dispensar o DJ ou banda;
     Festas em casa ou em prédios podem vir a ter restrição da altura do som, um bom motivo então para você economizar com esse quesito! Prepare com antecedência uma trilha sonora com a cara dos noivos e que vá indicar o clima da sua festa e bote seu sonzinho para funcionar. Uma dica é sempre no início da festa, colocar uma música mais ambiente, enquanto os convidados vão se acomodando e cumprimentando todo mundo, depois você pode mudar o estilo musical e fazer a festa!
  • Economizar com comidas e bebidas;
     Se você vai receber em casa, pode optar por contratar um buffet com serviço de catering ou você mesma providenciar a comida. Se você não tem muito tempo de elaborar um cardápio e pesquisar preços, ou se não é boa na cozinha, o buffet é ideal, porque costuma cobrar um preço "x" por convidado e você não se preocupa com nada. Mas se este não é o seu caso e você quer mesmo é botar a mão na massa, elabore um cardápio com antecedência e procure fazer coisas que não vão comprometer muito seu tempo na hora da festa, afinal, você é a noiva e tem que aproveitar cada momento do seu dia!
     Desvantagens:

  • Perda de tempo;
     Tempo é dinheiro e nesse quesito faz muito sentido. Se você tem tempo e quer economizar dinheiro, receber em casa é uma vantagem, até porque as festas em buffets são muito mais caras! Se você não tem tempo, mas também quer economizar dinheiro, festa em casa pode ser uma desvantagem, principalmente porque recai tudo para você: aluguel de mesas e cadeiras, comidas, decoração, itens de limpeza e higiene, etc, então organize a agenda e avalie se vale a pena tanto trabalho!

  • A bagunça do dia seguinte;
     Sabe aquele ditado que diz: "festa boa é na casa dos outros", pois é, ele é uma realidade! Festa boa costuma deixar uma bagunça gigante e provavelmente vai sobrar mais uma vez para você! Para descartar essa desvantagem, uma boa pedida é deixar uma equipe de diaristas (uma ou duas, dependendo do tamanho do lugar e da bagunça) já contratadas para arrumarem tudo no dia seguinte e quando você acordar (provavelmente destruída, rsrsrsrsrsrsrs) a casa está limpinha em folha!
    
  • Depender das condições climáticas;
     Se você pretende usar uma área aberta esse quesito é muito importante. Já pensou ter um trabalhão todo para montar a festa e cair aquela chuva? Com o clima não se brinca, hoje em dia o tempo muda de uma hora para outra, então certifique-se que o clima não irá atrapalhar sua festa, ok?

  •  Perder um pouco da festa;
     Quando você oferece uma festa em casa, são tantas coisas para fazer que, você costuma não relaxar e aproveitar e isso é uma super desvantagens porque em um casamento, todas as atenções estão voltadas para a noiva e termina que você deixa de estar curtindo o momento para cuidar de algum detalhe.
          


     Bom gente, como tudo na vida tem vantagens e desvantagens e aqui listamos só alguns pontos que acredito serem os mais importantes, o ideal mesmo é cada um avaliar o que considera vantagem ou desvantagem e decidir se vale a pena fazer alguns sacrifícios, economizar uma graninha e não deixar o dia do casamento passar em branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário