Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Como ser um bom convidado de casamento


Quer garantir um convite para o próximo casamento? Comporte-se direitinho e não será “personae non grata” entre seus amigos. Afinal, você não ia querer no seu casamento aquele amigo inconveniente, quereria?

RSVP não está escrito no convite à toa
Não vou nem me ater a dizer a importância de confirmar ou não sua presença. Isto é sine qua nom, acredite. Vou falar aqui de “quando” confirmar.
Os convites do casamento são enviados 6-8 semanas de antecedência. Se você receber o seu e encontrar escrito no final “RSVP” não seja um bom brasileiro e pense: "Ah, eu tenho toneladas de tempo para confirmar". Se você fizer isso, é mais provável esquecer. Assim como existe convenção social de prazo para os noivos mandarem os convites, existe para os convidados responderem o RSVP. O prazo oficial é quatro semanas antes do grande dia. É assim para que a noiva possa, junto aos fornecedores, planejar a quantidade necessária de bebida, comida, cadeiras etc.

Convidado não convida
Os convites do casamento são elaborados com um propósito: convidar determinadas pessoas. “Determinadas”. Se coubesse a você escolher quem vai ao casamento do seu amigo(a), você acha que você receberia um convite ou estaria fazendo a lista? Sendo assim, se no convite houver apenas seu nome, aceite. ‘só’ você foi convidado. Não sua namorada ou o hóspede que está na sua casa. Se tiver seu nome "e convidado", significa que você é bem vindo a trazer um acompanhante, cujo nome a noiva e o noivo não sabem.

Não suponha que crianças são bem-vindas
É duro escrever aqui a realidade, mas a verdade é que criança chora, quer dormir, quer brincar com os fios da iluminação, com os apetrechos do DJ, quer atacar a mesa de doces (e nós também!) e, de repente, a noiva não está interessada em ter esse “eventual” desconforto em sua festa. Lembre-se sempre que criança é sempre delicioso para os pais, não necessariamente para o resto do mundo. A mãe pode achar lindo ver a criança descobrir na flor um novo aroma. A noiva pode achar apenas que tem uma criança desmanchando o arranjo floral da decoração.
Sendo assim, não suponha que seus filhos serão bem vindos; nem mesmo se para cada um deles você tiver uma babá. Aí é que você não deve supor e aparecer com seu kit, afinal, babá come e bebe e a noiva fez um planejamento para certa quantidade de gente. Informe-se.

Chegue a tempo
Fazer uma entrada depois que a noiva chegou não é aceitável. Pretenda estar em seu lugar 30 minutos antes do horário oficial da festa. Chegar atrasado é prerrogativa exclusiva da noiva e até pra ela já está sendo considerado deselegante. Se houver um imprevisto impedindo-o de chegar à cerimônia no tempo previsto e se a festa for íntima, para pouquíssimas pessoas, não interrompa o serviço da cerimônia. Aguarde até que os “sim” sejam trocados e tome assento. Se a festa for grande, muito convidados, entre discretamente e ocupe o primeiro lugar livre que avistar. Você não está em posição de circular pelo salão procurando um lugar melhor para sentar!

Olhe para o lado
Assim que chegar à cerimônia, antes de se acomodar, de uma olhada 360o em todos os demais convidados e observe atentamente se você está vestido como os demais. Nem a mais nem a menos. Eu prefiro pecar pelo excesso, isto é, estar mais bem vestida do que os demais, mas, na verdade, o que eu quero mesmo é nem sequer “pecar” no figurino. Observe se você não é a única de vestido curto, ou o único sem gravata. De repente dá tempo de ir em casa trocar de roupa.

Cada um no seu lugar
Existem regras sobre os lugares em uma cerimônia de casamento, seja na parte religiosa, seja na festa em si. Em geral, há lugares reservados para familiares e padrinhos. Se você não é nenhum deles, adivinhe? Não sente. E não existe aquilo de “vou ficar aqui só até o dono chegar”!!

Respeite as atividades reservadas do casal
Se você nunca se casou, acredite quando eu digo que ser noivo e noiva é muito mais do que dizer “sim” e depois ir pra festa com amigos. Há certos “compromissos” que eles têm que fazer, como cumprimentar certas pessoas, bater fotos, jogar o bouquet etc. E nessas horas, procure não incomodar. Aguarde que eles venham até você, ou caso isso demore mais do que o que você pode esperar, procure-os quando observar que estão desocupados (se é que essa hora existe).

Os noivos não são seus hosts
 O garçom não está servindo sua mesa? Não sabe onde fica o toalete? Acha que o DJ deveria tocar sertanejo para agitar mais a festa? Você tem três opções: cale-se, procure sozinho ou fale com o cerimonial da festa. Em hipótese alguma, nunca, jamais, incomode o casal com suas queixas ou sugestões.

Não banque o fotógrafo
Tenha em mente uma coisa: sua amiga já contratou o fotógrafo profissional e, para eternizar o momento, ela escolheu aquele profissional e não você e sua câmera de celular. Os motivos que levam você a querer tirar a foto, convenhamos, são muito mais seus do que dos noivos (postar no Instagram, no Facebook etc), sendo assim, seria correto deixar sua amiga “engatada” na pose ao seu lado quando ela tem tanta coisa pra fazer? E na hora da foto oficial, não peça: “espera um pouquinho, agora com meu celular”. Ou você pede para algum amigo bater a foto do seu celular no mesmo instante que o profissional tira a foto dele, ou, depois do casamento, você procura o fotógrafo e compra a foto para você, caso a noiva não lhe presenteie com ela.

Beba com responsabilidade
"Boca Livre" não significa que você pode comer até passar mal e beber até cair. Acredite, nenhum bêbado é legal visto pelos olhos de quem não bebe.

Não leve “souvenir” da festa
Você está autorizado a levar para casa APENAS o que lhe for dado para esse fim. Sendo assim, nada de levar o centro de mesa, ou as flores da decoração. O mesmo se diga a respeito do bolo e dos docinhos (prática tão comum entre nós).

Presenteie
A noiva certamente dirá: “é a sua presença que importa”. E pode até ser que ela diga de todo coração isso. Não interessa. Você tem de presentear o casal, sem exceção. Se não deu tempo de comprar nada antes da festa, compre imediatamente depois, antes que voltem de lua de mel. Se eles já tem tudo e não precisam de presentes, seja elegante, faça uma doação a uma instituição de caridade em nome do casal.

Algumas imagens foram transferidas da internet, cujas autorias não estavam reveladas.Caso o autor aqui as reconheça, favor contatarmos, via e-mail, que o Blog creditará a autoria. Obrigada.Some images were downloaded from the internet, whose authorship was not revealed.If the author recognizes them here, please contact us, by email, that the blog will credit the authorship . Thank you

Nenhum comentário:

Postar um comentário