Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A etiqueta do Chá de Panela



Vivemos em sociedade, então, existem regras de etiqueta para tudo, até para o chá de panela! E, embora sejamos todos livre para, inclusive, não nos preocupar com essas regrinhas de bom conviver, você não vai querer ser a “chata”, “estranha”, “mal educada” de suas amigas, vai?!


Quem pode ser a anfitriã do chá?
Segundo a tradição, o chá de panela não pode ser oferecido por parentes próximos da noiva, como sua mãe, a futura sogra, ou a irmã, já que parece que eles estavam pedindo os presentes. As madrinhas ou de outra boa amiga normalmente é a anfitriã mais indica. Podem ser várias amigas, assim, é possível compartilhar a responsabilidade.
Se a noiva tiver mais de um chá (organizado para as colegas de trabalho, de infância, do cursinho etc) é de bom tom que as anfitriãs consultem-se mutuamente sobre listas de convidados para evitar duplicação.
A anfitriã deve estar ao lado da noiva para atender as convidadas que entram na festa.

Quando se convidar para o chá?
Seja uma lista composta por 18 ou 80 convidados, todos devem ser chamados com pelo menos um mês de antecedência.

É preciso convite escrito?
Nas melhores papelarias ou lojas de festa já existem lindos modelos semiprontos de convite de chás de panela. As opções são infinitas. Sempre é possível também, para aquelas mais bem prendadas, fazer algo personalizado. O blog está cheio de idéias de DIY com passo a passo detalhado. É possível também mandar imprimir algo numa gráfica. Mas se você está pensando em algo mais prático como um e-mail ou SMS, tudo bem, no mundo moderno de hoje pode sim. Apenas certifique-se de que a pessoa recebeu, ou seja, se ela não responder, telefone para ela. Agora, jamais, jamais peça para uma convidada “convidar” a outra. O convite é papel da anfitriã. É pessoal e intransferível.

Deve se seguir as tradições?
A tradição do noivo aparecer com flores pouco antes de iniciar a festa é lindo e sei que você adoraria. Tradiçoes sempre trazem algo de lúdico. Escolha seguir as que combinam com sua personalidade e pronto. Se você acha chato fazer um buquê com as fitas dos presentes e usá-lo durante a festa, simplesmente abra os presentes e descarte os papeis e as fitas!

Posso convidar para o chá quem não vai para o casamento?
Vou ser simples e direta: NÃO. Se a pessoa não será bem vinda ao casamento, a ponto de não ter sido convidada para ele, o que ela irá fazer no seu chá? Ahhh, não é que que a pessoa não seja “bem vinda”, apenas que “não cabia na lista”?! Querida, é a mesma coisa!!!!! É claro que a recíproca não é verdadeira. Não é todo mundo que foi convidado para o seu casamento que será convidado para seu chá. Para este, apenas os mais íntimos daquele, entendeu?

Pode se fazer lista de presentes para chá de panela?
Sou contra lista de presentes. Ninguém me convence de que não é uma forma clandestina de se pedir presente, mas não posso negar que é uma prática costumeira e totalmente aceita socialmente. Sendo assim, pode sim fazer uma lista. Só tenha em mente uma coisinha: suas convidadas vão também comprar presentes “para o casamento”, então, nada de colocar na lista do chá presentes caros!!

Posso criar um dress code?
As amigas são frequentemente convidados a satisfazer temas de chás e assim se vestir a lá mexicana, anos 80, sertanejo, etc. (veja ideias no blog). Nada de errado nisso. Pelo contrário, super divertido. Apenas facilite a vida de suas amigas. Sugira o que vestir, onde encontrar as roupas ou acessórios, empreste algumas peças ou forneça às convidadas alguns adereços logo na entrada.



Algumas imagens foram transferidas da internet, cujas autorias não estavam reveladas.
Caso o autor aqui as reconheça, favor contatarmos, via e-mail, que o Blog creditará a autoria. Obrigada.
Some images were downloaded from the internet, whose authorship was not revealed.If the author recognizes them here, please contact us, by email, that the blog will credit the authorship . Thank you

2 comentários:

  1. OLá!!!!
    Gostaria de saber uma pouco mais sobre as regras de etiqueta com relação aos chás.
    Uma amiga vai casar e fez um chá de panela onde os presente eram praticamente presentes de casamento tendo em vista que eram a maioria presente caros, como por exemplo conjuntos de panelas de mais de duzentos reais e o presente mais barato tava 50 reais.
    Ela ainda vai fazer uma outra lista de casamento, e ja ouvi algumas pessoas falando que estao com medo da lista de casamento porque se a do chá de panela ja foi cara o do casamento sera um absurdo.
    Aliado a isso pouca semanas após o chá de panela a madrinha e a mãe dele entrou em contato para dizer que estão organizando um chá de lingerie e que as peças serão escolhidas no dia na loja onde sera o chá. Não é uma exagero e uma exploração fazer tantos eventos contando com listas de presentes e tendo em vista que o Brasil nesse ano de 2016 se encontra em período e crise e uma boa parte se encontra em fase de contenção de despesas??
    Até quantos chás se pode fazer??
    Como deve ser selecionado os presentes para cada parte do evento casamento??
    Quais são as regras de etiqueta para a organização desses eventos pré casamento e como deve as noivas se comportarem??
    Qual a importância da mademoseille?? Elas também tem que dá presentes caros assim como as madrinhas??
    Desde já agradeço.
    Thais.

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda razão! Há um exagero generalizado!!
    Jamais se deve pedir presente caro nos chás (ou mesmo no casamento)!
    Já publiquei aqui e não canso de repetir. Festejar o casamento é comemorar uma data especial e dividir essa felicidade com os amigos, não é um mecanismo que serve para unir a fome e a vontade de comer (festejar + montar o novo apt). Se a festa de casamento passar a ser ótima uma desculpa para trocar o enxoval da casa, ou adquirida coisas boas, vou importar essa idéia para minha festa de aniversário e fazer uma lista de presente e deixar numa loja de grife e assim renovar meu guarda-roupa! É o mesmo raciocínio. Festa é festa. A gente faz, dá o nosso melhor, sem esperar nada de volta (aliás, como deveria ser tudo mais na vida).
    Quanto à quantidade de chás, não há limite, mas a ideia é não convidar a mesma pessoa pra todos esses inúmeros chat, senão haja bolso. A idéia é assim, por exemplo: fazer um chá de cozinha para as colegas do trabalho, um cha spa para as antigas amigas da escola/faculdade, um chá de lingerie para as amigas íntimas, um chá bar para a família reunida...
    O que anda faltando por aí é bom senso.

    ResponderExcluir