Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

12 dicas sobre bolo de casamento!




O bolo é uma parte singularmente desafiadora do planejamento de qualquer casamento, já que não faltarão olhares sobre ele durante toda a cerimônia.
Como é uma escolha difícil, selecionei algumas dicas do que procurar e do que evitar.

1. Aprenda os termos técnicos
Olhe toneladas de fotos de bolo de casamento. Invista tempo nisto. Antes de começar a perder o sono esboçando o desenho de bolo, aprenda alguns termos técnicos básicos, para facilitar o diálogo com a "boleira" e, especialmente, para saber exatamente o que você quer. Saiba os tipos de cobertura, de recheios, de ingredientes.

2. Pesquise referências

Para encontrar um confeiteiro que possa entregar exatamente o que você quer, dentro do seu orçamento, não meça esforços. Busque em blogs, grupos do Facebook, pergunte para amigas (e até inimigas, se precisar. Rs) que se casaram recentemente. Depois, agende com seus "eleitos" para experimentar o bolo. Afinal, uma coisa é o que seus ouvidos ouvem, seus olhos lêem, outra, é o que sua boca sente!


3. Não Personalize demais o seu bolo de casamento
Um dos primeiros olhares dos convidados ao entrar na recepção do casamento é em direção ao bolo. Todos observarão se se encaixa na decoração e se adapta ao seu estilo. Você pode usar qualquer ponto de inspiração para começar, a partir de suas cores do casamento de seu espaço de recepção - até mesmo a renda em seu vestido. Mas daí ao rosto do casal, ou à reprodução do vestido da noiva, é demais, né? Este aliás era um ponto que escrevi no post "Fuja do mico" (clique aqui
Uma maneira fácil de personalizar o seu bolo, sem erro, é o monograma. 

4. Reserve o seu bolo de casamento
O bolo deve ser reservado quatro a seis meses antes de seu casamento, apesar de alguns padeiros respeitáveis ​​são poder serem contratados com menos de um ano de antecedência. Se você tem alguém em mente, não espere. Algumas empresas de buffet podem exigir que você use seus serviços de confeitaria. Fique atenta!

5. Hora de cortar o bolo de casamento
Tradicionalmente, o corte do bolo significa que o final da recepção está próximo, por isso os casais devem esperar até uma hora antes da festa terminar para cortá-lo. Se você não quer interromper a sua festa, com a pita bombado, corte-o no início da recepção, logo após você fazer sua entrada triunfal, enquanto todos os olhos estão em você.
Dica: Se você cortar o bolo no final da noite, você pode optar por servir uma sobremesa adicional com as fatias de bolo. Escolha algo leve, como sorvete para um casamento de verão ou mousse de chocolate no outono ou inverno.

6. Coma um pedaço de seu bolo de casamento
Casais muitas vezes não tem a chance de comer seu próprio bolo de casamento. Peça para o cerimonial ou o serviço de buffet para "salvar" alguns pedaços para você. Compartilhá-lo com seu novo cônjuge como um lanche à noite ou prová-lo no brunch do dia seguinte é um charme, não é?!
Você merece desfrutar do bolo que você trabalhou tão duro para ajudar a criar.

7. Não exagere nos acessórios do bolo de casamento
Flores e outras adições, como bolinhas e listras são lindas, mas sempre é bom usá-las com moderação. Não sobrecarregue seu bolo. Lembre-se sempre: menos é mais. Decore com uns topos lindos e pronto. Sobre topos, vejam os posts: 12.

8. Prefira detalhes comestíveis
Você não quer que ninguém se engasgue com um enfeite pequeno que passou desapercebido para o prato de um dos convidados, que engoliou-o achando que era de açúcar, quer?
Sendo assim, cuidado com detalhes em ouro, em flores naturais, em tecidos ou rendas. 

9. Não faça o bolo de casamento você mesmo
A menos que você seja um chef de confeitaria, pense duas vezes antes de fazer o seu próprio bolo. Há outras coisas em que você pode economizar. Este blog está cheio de sugestões. 
Na véspera da festa você já vai ter o suficiente para se ocupar sem ter que se preocupar se o bolo está bastante úmido ou decorado por igual. 
Mesmo que você seja uma super confeiteira, você não preferiria passar os momentos que antecedem à festa dentro de um ufurô e não na cozinha?!
Se um parente ou amigo oferecer-se para fazer o bolo para o seu casamento, e ele não é profissional da área, cuidado. É melhor educadamente recusar a oferta do que se decepcionar com o bolo depois. Claro, se você já viu outros bolos do seu amigo ou do parente e está absolutamente certo de que você gosta, nem pense duas vezes: aceite.

10. Cuide da mesa do bolo de casamento
Considere o seu bolo como uma grande peça de arte. Assim como você não iria colocar um Picasso em uma moldura de plástico, você deve evitar colocar seu bolo em qualquer lugar. O bolo é o centro das atenções, então merece destaque, senão, todo o que estiver ao seu redor passará desapercebido. Peça para seu decorador ter bastante atenção a este departamento. 

11. Não escolha o sabor que 'só' você gosta
É claro que o casamento é seu, mas você não será a única a comer o bolo, vai? Aliás, você certamente será a única que não vai comer, entre tantas fotos e cumprimentos que lhe ocuparão a cerimônia toda!
Sendo assim, não é porque você adora bolo de café com recheio de abacaxi com pistache e calda, que seus convidados vão gostar também. Escolha o mais comum e saboroso. A chance de agradar a todos é maior.
Você também pode basear sua escolha nos sabores da época. 

12. Não se esqueça do transporte

Certifique-se de quem levará o bolo para o salão. Você certamente não espera acomodar o bolo no banco de trás do seu carro, entre o vestido, o sapato, etc, quer? Em regra, os confeiteiros prestam esse serviço. Eles tem veículos apropriados e, especialmente, know-how para isso.

Idéias para o topo do bolo aquiaqui e aqui


Algumas imagens foram transferidas da internet, cujas autorias não estavam reveladas.
Caso o autor aqui as reconheça, favor contatarmos, via e-mail, que o Blog creditará a autoria. Obrigada.
Some images were downloaded from the internet, whose authorship was not revealed.
If the author recognizes them here, please contact us, by email, that the blog will credit the authorship . Thank you

Nenhum comentário:

Postar um comentário